Fitacola

O projeto Fitacola nasce em Coimbra no ano de 2003, com base numa ligação entre amigos envolvidos no mesmo panorama musical. Diogo na voz e na guitarra, Xico na bateria, Besugo na guitarra e Libelinha no baixo, começam a criar e a dar os primeiros passos.

Depois de começarem a tocar em pequenos palcos de Norte a Sul do país gravam, em 2005, o primeiro EP “Rebobina e pensa!”. Com este EP a banda tem uma imediata aceitação projetando-se assim para palcos maiores, de onde se destacam as atuações na Receção ao Caloiro da Covilhã, em 2005, e na Queima das Fitas de Coimbra e na Semana do Enterro em Aveiro, em 2006.

Depois da passagem por diversos palcos maiores, a banda lança o seu primeiro álbum de longa duração. Intitulado “Mundo Ideal”, o álbum é gravado e produzido por Miguel Marques nos Generator Studios, e masterizado nos Tailor Maid Studios, na Suécia.

Novos concertos surgem e aquela que era a sinergia inicial continuava a ditar o caminho da banda com passos cada vez maiores. Os Fitacola entram numa nova fase, tendo já partilhado o palco com algumas das suas bandas de eleição de onde se destacam os Strike Anywhere, Less Than Jake, Tara Perdida ou Wilhelm Scream, entre outros concertos importantes como o que deram na Vans Off The Wall Music Night, em Lisboa. O nome dos Fitacola chega mesmo à MTV, onde o video para a música “Sonho Isolado” chega ao 13º lugar da “Hitlist Portugal”.

Parte do ano de 2009 e 2010 é dedicado à preparação de novo material e culmina com a gravação e lançamento de um novo EP, “Outros Dias” inserido na iniciativa Optimus Discos, com o apoio da Antena 3, e no segundo álbum de longa duração da banda de nome “Caminhos Secretos”.

As gravações deste álbum contam com a participação de Kalú, baterista da banda portuguesa “Xutos e Pontapés” na cover da música “Cai Neve em Nova York” de José Cid, e com a participação de Fernando Badauí, vocalista de uma das maiores bandas de Punk-Rock do Brasil , os “Cpm-22”, na música “Outros Dias”.

Recebido com uma excelente crítica por parte dos fans e média, estes lançamentos abrem portas para grandes concertos, primeiro com a banda Rise Against em 2010 no Coliseu dos Recreios, e depois com a banda Sum 41 em 2011 no Coliseu dos Recreios e no HardClub. Os Fitacola partilharam ainda o palco nesse mesmo ano com bandas como Strung Out, Mad Caddies e Anti-Flag.

Em 2018, os Fitacola editaram o álbum “Contratempo” e apresentaram-no ao vivo em dois concertos, em Lisboa (RCA Club) e no Porto (Hard Club), para deleite dos fãs que já há muito aguardavam um novo lançamento da banda.

Contacto para Concertos
Ivo Salgado

booking@amazingevents.pt
(+351) 936 166 361



OUTROS LINKS
SPOTIFY | BANDCAMP | YOUTUBE

REDES SOCIAIS
FACEBOOK | INSTAGRAM


Amazing | Últimas Notícias